Biólogo marinho faz site com informações de mais de 2.700 naufrágios em águas brasileiras
Segundo Maurício Carvalho, desse número, 259 estão na costa fluminense
Foto: José Eduardo Galindo
O litoral sul do Estado do Rio conhecido como Costa Verde - região onde ficam as cidades de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba - registra 52 naufrágios documentados, desses pelo menos 14 podem ser visitados por mergulhadores devidamente habilitados. O biólogo marinho e instrutor de mergulho Maurício Carvalho, criou o site Naufrágios do Brasil que conta a história de alguns desses monumentos submersos.
No dia 2 de junho, por exemplo, vapor Rio de Janeiro, navio originalmente batizado como Califórnia o mais antigo dos naufrágios na região, completa 170 anos. Movido a pás e com 42 metros de comprimento, foi a pique no trecho em frente à Praia Vermelha, na Ilha Grande, após incêndio seguido de explosão. Não é para menos: sua carga era formada por armas e cerca de três toneladas de pólvora.
O biólogo traz informações de mais de 2.700 naufrágios em águas brasileiras, dos quais 259 estão na costa fluminense. O material foi reunido e disponibilizado online no banco de dados que ganhou o nome de Sistema de Informações de Naufrágios (Sinau), desenvolvido em parceria com o analista de sistemas Carlos Arruda.