Mundo

Bispo belga Van Looy anuncia renuncia ao cardinalato

Desistência se deu após indicação pelo papa gerar polêmica

Por Da Redação
Ás

Bispo belga Van Looy anuncia renuncia ao cardinalato

Foto: Reprodução/Vatican News

Dom Luc Van Looy, bispo emérito de Gand, Bélgica, pediu recentemente ao Papa que o exonerasse do cardinalato após as polêmicas geradas pela indicação. A decisão ocorre menos de vinte dias após o anúncio da criação a cardeal no Consistório, que acontecerá em 27 de agosto.

A indicação não foi bem aceita, já que o prelado é acusado de não ter agido de forma incisiva sobre casos de abuso por parte do clero.

Em um comunicado da Conferência Episcopal Belga foi dito que o anúncio da nomeação do bispo emérito Van Looy como cardeal "provocou muitas reações positivas, mas também críticas pelo fato de que não teria reagido sempre com suficiente energia como bispo de Gand (2004-2020) contra os abusos" por parte dos sacerdotes.

Um grupo belga, Mensenrechten in de Kerk, teria demonstrado "perplexidade e indignação" ao anúncio do Papa de que concederia a púrpura a Van Looy. Assim, a decisão da renúncia ocorre "a fim de evitar que as vítimas de tais abusos sejam novamente feridas com de seu cardinalato".

 "Dom Van Looy pediu ao Papa que o exonerasse de aceitar esta nomeação. O Papa Francisco acolheu seu pedido", concluíram.

O presidente da Conferência Episcopal, Cardeal Jozef De Kesel, e todos os bispos da Bélgica apontam que "apreciam a decisão de Dom Van Looy" e "nesta ocasião, reafirmam seu compromisso de continuar imperturbavelmente sua luta contra todas as formas de abuso na Igreja Católica, na qual o interesse das vítimas e de seus entes queridos vem sempre em primeiro lugar".

Novos cardeais

Dom Van Looy, de 80 anos, havia sido incluído pelo Papa na lista de vinte e um novos cardeais, a serem oficializados no Consistório de 27 de agosto. Do total, dezesseis são eleitores em um futuro Conclave, outros cinco são não-eleitores, pois já ultrapassaram a idade de oitenta anos, em que perdem o direito de voto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.