Black Friday: dois em cada três vendedores planejam aumento no faturamento
Lojistas se preparam para a data comemorada em novembro
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Com o avanço do segundo semestre, empresas e consumidores já se preparam para a proximidade da Black Friday, data marcada por promoções em lojas físicas e virtuais, celebrada na última sexta-feira de novembro. Para este ano, a expectativa é positiva, pois dois em cada três vendedores (68,8%) planejam faturar mais do que no ano passado.
De acordo com o estudo realizado pelo grupo Olist, 4,7% dos lojistas esperam manter o faturamento no mesmo nível do ano anterior e 1,7% preveem perdas. Além disso, 24,8% vão participar da Black Friday pela primeira vez.
Apesar do otimismo, 17,8% dos entrevistados afirmaram que não desejam participar da Black Friday. No entanto, eles mencionaram o preço dos produtos (34,3%) e as oportunidades de frete grátis (13%) como fatores que podem fazer com que mudem de ideia.
Os lojistas estão buscando incentivar o uso do cartão de crédito durante a Black Friday (63,4%), enquanto o cartão de loja é a opção menos relevante (2,2%). Outras formas de pagamento consideradas viáveis são Pix (38,1%), cartão de débito (13,4%) e boleto bancário (10,4%).
Apesar das expectativas positivas, os lojistas têm alguns receios em relação à Black Friday. O maior temor, mencionado por mais da metade dos entrevistados (54,4%), é vender pouco na data. Outras preocupações incluem estoque insuficiente (15,9%), atraso nos pedidos (12,9%), gestão financeira (7,8%) e reclamações (6,7%).
Com o avanço do segundo semestre, empresas e consumidores já se preparam para a proximidade da Black Friday, data marcada por promoções em lojas físicas e virtuais, celebrada na última sexta-feira de novembro. Para este ano, a expectativa é positiva, pois dois em cada três vendedores (68,8%) planejam faturar mais do que no ano passado.
De acordo com o estudo realizado pelo grupo Olist, 4,7% dos lojistas esperam manter o faturamento no mesmo nível do ano anterior e 1,7% preveem perdas. Além disso, 24,8% vão participar da Black Friday pela primeira vez.
Apesar do otimismo, 17,8% dos entrevistados afirmaram que não desejam participar da Black Friday. No entanto, eles mencionaram o preço dos produtos (34,3%) e as oportunidades de frete grátis (13%) como fatores que podem fazer com que mudem de ideia.
Os lojistas estão buscando incentivar o uso do cartão de crédito durante a Black Friday (63,4%), enquanto o cartão de loja é a opção menos relevante (2,2%). Outras formas de pagamento consideradas viáveis são Pix (38,1%), cartão de débito (13,4%) e boleto bancário (10,4%).
Apesar das expectativas positivas, os lojistas têm alguns receios em relação à Black Friday. O maior temor, mencionado por mais da metade dos entrevistados (54,4%), é vender pouco na data. Outras preocupações incluem estoque insuficiente (15,9%), atraso nos pedidos (12,9%), gestão financeira (7,8%) e reclamações (6,7%). Problemas com marketing, baixo retorno financeiro e travamento das plataformas também foram citados.