Blitz da Covid-19: Com sintomas do vírus, população volta para casa por falta de testes
Prefeitura de Salvador iniciou testagem em bairros com maior número de casos
Foto: Divulgação
Com o anúncio de medidas mais restritivas nos bairros com os maiores números de casos do novo coronavírus e com o maior índice de pessoas quebrando o isolamento social, veio também o aviso de início de testagens rápidas nas barreiras sanitárias criadas nos bairros da Pituba, Boca do Rio, Plataforma e Piedade.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, 100 mil testes rápidos foram adquiridos. No entanto, as medidas seguem sendo insuficientes. Nesta sexta-feira (15), o Farol da Bahia recebeu a denúncia de uma leitora que, apresentando os sintomas da Covid-19, se dirigiu ao local da testagem rápida, mas foi impedida de realizar o exame.
O Farol da Bahia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o órgão informou que as ações acontecem simultaneamente nos quatro bairros que passam pelas restrições mais duras.
"A partir das 8h se inicia a triagem, o teste só é feito após o diagnóstico de quadro febril. São 80 testes por localidade e o atendimento é por ordem de chegada atendendo as regras de distanciamento social", informou a pasta.
"Fui para fazer o teste da Covid-19, cheguei lá às 08:50, os atendentes me disseram que não tinham mais senhas, que só eram distribuídas 70 delas. Para conseguir atendimento e realizar o exame, teria que chegar às 05:00", explicou Iolanda dos Santos, de 36 anos.
Sem comorbidades, ela começou a apresentar os sintomas de febre, dor no corpo e dor de cabeça. Mesmo informando dos sintomas, voltou para casa sem diagnóstico.
A secretaria de Saúde informou ainda que realizou 320 testes nesta sexta, nos quatro bairros, e detectou 22 casos positivos para a doença. Foram 8 em Plataforma, 7 na região da Avenida Joana Angélica, 4 na Pituba e 3 na Boca do Rio.
Nesses cinco dias, ainda segundo o Executivo municipal já foram detectados 106 casos positivos para o novo coronavírus em 1.429 testagens.
No sábado (9), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, lançou mais um chamamento público para aquisição de um milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis e 100 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus.
O aviso de convocação para compra dos materiais foi publicado no Diário Oficial do Município.