• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Blitz da Covid-19: Com sintomas do vírus, população volta para casa por falta de testes 
Bahia

Blitz da Covid-19: Com sintomas do vírus, população volta para casa por falta de testes 

Prefeitura de Salvador iniciou testagem em bairros com maior número de casos

Por Da Redação
Ás

Blitz da Covid-19: Com sintomas do vírus, população volta para casa por falta de testes 

Foto: Divulgação

Com o anúncio de medidas mais restritivas nos bairros com os maiores números de casos do novo coronavírus e com o maior índice de pessoas quebrando o isolamento social, veio também o aviso de início de testagens rápidas nas barreiras sanitárias criadas nos bairros da Pituba, Boca do Rio, Plataforma e Piedade. 

De acordo com a Prefeitura de Salvador, 100 mil testes rápidos foram adquiridos. No entanto, as medidas seguem sendo insuficientes. Nesta sexta-feira (15), o Farol da Bahia recebeu a denúncia de uma leitora que, apresentando os sintomas da Covid-19, se dirigiu ao local da testagem rápida, mas foi impedida de realizar o exame.

O Farol da Bahia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o órgão informou que as ações acontecem simultaneamente nos quatro bairros que passam pelas restrições mais duras.

"A partir das 8h se inicia a triagem, o teste só é feito após o diagnóstico de quadro febril. São 80 testes por localidade e o atendimento é por ordem de chegada atendendo as regras de distanciamento social", informou a pasta.

"Fui para fazer o teste da Covid-19, cheguei lá às 08:50, os atendentes me disseram que não tinham mais senhas, que só eram distribuídas 70 delas. Para conseguir atendimento e realizar o exame, teria que chegar às 05:00", explicou Iolanda dos Santos, de 36 anos.

Sem comorbidades, ela começou a apresentar os sintomas de febre, dor no corpo e dor de cabeça. Mesmo informando dos sintomas, voltou para casa sem diagnóstico. 

A secretaria de Saúde informou ainda que realizou 320 testes nesta sexta, nos quatro bairros, e detectou 22 casos positivos para a doença. Foram 8 em Plataforma, 7 na região da Avenida Joana Angélica, 4 na Pituba e 3 na Boca do Rio.   

Nesses cinco dias, ainda segundo o Executivo municipal já foram detectados 106 casos positivos para o novo coronavírus em 1.429 testagens.

No sábado (9), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, lançou mais um chamamento público para aquisição de um milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis e 100 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus.

O aviso de convocação para compra dos materiais foi publicado no Diário Oficial do Município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.