Bloomberg é chamado de 'bilionário arrogante' em debate democrata
Ex-prefeito de NY ainda foi criticado por uma política da polícia

Foto: Reprodução/ AFP
O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg recebeu na noite de quarta-feira (10), uma série de ataques no primeiro debate democrata em que participou, uma campanha para escolher quem disputará a presidência dos Estados Unidos contra Donald Trump no fim deste ano.
Com a corrida política pela nomeação, o esquerdista Bernie Sanders é apontado como o favorito entre os oito que estão na disputa. Sanders, que venceu as primárias em New Hampshire e ficou em segundo lugar em Iowa, também foi alvo de críticas, em particular pelo plano de saúde universal, mas também por seu estilo de liderança e por suas propostas econômicas.
Já Bloomberg, que investiu uma quantia astronômica em publicidade e conseguiu alcançar o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto dos democratas em apenas três meses, foi chamado de "bilionário arrogante" e questionado por "comentários sexistas" e "políticas racistas".
A troca de farpas ocorreu quando Bloomberg questionou os planos de economia de Sandes, que se auto titula como "socialista democrático". "Não vamos tirar o capitalismo. Outros países tentaram. Se chamou comunismo e simplesmente não funcionou", disse, uma menção que Sanders chamou de "golpe baixo"
Sanders lidera a disputa com 32% de apoio, à frente de Joe Biden (vice-presidente durante a gestão de Barack Obama), com 16%, e de Bloomberg, com 14%, de acordo com uma pesquisa Washington Post-ABC News publicada na quarta-feira (19).
A senadora progressista Elizabeth Warren (12%) aparece em quarto lugar, seguida por outros dois centristas: o ex-prefeito Pete Buttigieg (8%) e a senadora Amy Klobuchar (7%).