BMW apresenta primeiro SUV movido a célula de hidrogênio
Novidade pode conviver com elétricos em um futuro próximo

O BMW iX5 Hydrogen começou a ser fabricado na Europa. Contudo, serão apenas 100 unidades disponíveis para teste da tecnologia pelas ruas da Europa. O crossover movido a hidrogênio conta com células de combustível.
A ideia da marca, é que o BMW iX5 Hydrogen seja testado por outras pessoas não envolvidas no processo de criação do modelo movido a hidrogênio. Vale lembrar que o SUV com essa tecnologia foi revelado em 2019 no Salão de Frankfurt, na Alemanha.
O BMW iX5 Hydrogen conta com motorização elétrica de 374 cv, que solta apenas vapor de água pelo escapamento e nenhum gás nocivo ao meio ambiente. Esse sistema transforma o hidrogênio em energia para o propulsor. Por conta disso, conta com dois tanques de fibra de carbono de 700 bar, que podem armazenar até 6 kg de hidrogênio.
Segundo a marca, o modelo tem autonomia de até 500 quilômetros em um ciclo WLTP. Diferente dos carros elétricos, que ainda levam um bom tempo para carregamento da bateria, o BMW iX5 Hydrogen pode encher os tanques em apenas 3 minutos.