BNDES firma contrato de concessões de parques naturais à iniciativa privada
A expectativa é que os primeiros leilões aconteçam no fim deste ano e o restante ao longo de 2022

Foto: Reprodução/Secom To
Até dezembro, o BNDES pretende estruturar uma série de concessões de parques naturais à iniciativa privada. O banco firmou contratos há menos de um mês com o estado da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Outros três estados estão em tratativas e devem integrar a próxima rodada de concessões projetada pela entidade. A expectativa é que os primeiros leilões aconteçam no fim deste ano e o restante ao longo de 2022.
Os Parques como Jalapão, Ibitipoca, Rio Doce e Dois Irmãos estão entre os destaques das unidades de conservação previstas para oferecer suporte de concessão em 26 parques, com foco na exploração do turismo sustentável e preservação ambiental.
De acordo com o BNDES, o objetivo do programa de estruturação de concessões é apoiar os estados em todas as etapas dos projetos. Por isso, serão realizados diagnósticos socioambientais, elaboração de modelagens econômico-financeiras, desenho de planos de negócios e apoio à ida desses projetos ao mercado até a licitação.