• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Bolsa Família é principal responsável por queda na taxa de participação no mercado, diz estudo
Brasil

Bolsa Família é principal responsável por queda na taxa de participação no mercado, diz estudo

Estudo foi realizado por pesquisadores Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre)

Por Da Redação
Ás

Bolsa Família é principal responsável por queda na taxa de participação no mercado, diz estudo

Foto: Freepik

Estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) em análise de dados sobre emprego no Brasil identificou uma variação entre a taxa de desemprego no Brasil. Em entrevista para o Metrópoles, o economista e coordenador do estudo, Fernando de Holanda Barbosa Filho, afirma que o Bolsa Família é o grande responsável.

Os dados do estudo apontam que em 2020 a taxa de pessoas empregadas ou à procura de um trabalho era de 63,4% e com a pandemia o percentual caiu para 56,7%. Em março deste ano a taxa ficou em 61,4%, tendo caído em relação ao mês de setembro, quando estava em 62,7%.

Ele aponta que o Bolsa Família é o  “suspeito natural” para a variação. Segundo o economista, o aumento no valor do programa para R$ 900 reais (70% do salário mínimo), fez com que a taxa de participação diminuísse

De acordo Fernando, “grupos sociais que mais contribuíram para a queda da taxa de participação do mercado de trabalho foram as pessoas com menor renda e grau de escolaridade”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário