Bolsonaro acompanha entrega da nova pista do aeroporto de Congonhas
Presidente volta para Brasilia ainda neste sábado (5)
Foto: Fábio Turci/TV Globo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acompanhou a entrega da obra de reforma da pista central do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, neste sábado (5). Durante o evento, o presidente tirou foto com os apoiadores e autografou uma bandeira do Brasil de uma apoiadora.
As obras, que iniciaram no dia 5 de agosto, foram concluídas na última quinta-feira (3), ao custo de R$ 11,5 milhões. De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, Bolsonaro teria um encontro rápido no pavilhão de autoridades com o ministro da Infraestrutura, presidente da Infraero, secretário nacional de Aviação Civil e diretor-presidente substituto da Anac. O presidente também vai visitar a pista principal do aeroporto, que acabou de passar por obras no pavimento. Na sequência, Bolsonaro embarca de volta para Brasília.
Reforma
A reforma foi feita para a aplicação de uma Camada Porosa de Atrito (CPA), usada para aumentar a quantidade de atrito e que escoa mais rapidamente a água, na pista. A camada evita aquaplanagem, quando o avião perde o contato com o solo. A estimativa era de que a obra durasse um mês com trabalho 24 horas por dia. A reforma estava programada para o ano que vem, mas por causa do baixo movimento causada pela pandemia de coronavírus, foi adiantada.
Em relação a quantidade de voos, em março, devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram 9.935 voos. Em abril, caiu para 105 voos e em maio foram apenas 56 voos, menos de 2 por dia. Em junho começou a haver uma tímida recuperação de 748 operações de voos comerciais regulares.