Bolsonaro acusa institutos de pesquisas eleitorais de "interferirem na democracia"

Presidente disse que "números abusivos" quase decidiram eleições no primeiro turno

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro acusa institutos de pesquisas eleitorais de "interferirem na democracia"

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar os resultados das pesquisas eleitorais, que o colocavam com uma porcentagem de intenção de votos inferior ao que foi observado ao final do primeiro turno no último domingo (2). Segundo o candidato à reeleição, a intenção dos institutos é de "interferir na democracia".

"Lembro que no passado muitos eleitores diziam ‘não vou votar em candidatos que vão perder’ e muitos votam dessa maneira. Muitos votaram em quem estava na frente para não ter segundo turno, não perder mais um domingo”, disse. “Falam tanto de atos antidemocráticos, isso é um ato antidemocrático. Esses números abusivos quase decidiram a eleição presidencial em primeiro turno, o que seria um desastre para o Brasil”, concluiu.

Na última terça-feira (4), o ministro da Justiça Anderson Torres encaminhou à Polícia Federal um pedido de inquérito para investigar os institutos de pesquisas eleitorais que, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontaram condutas que "em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados".

Os últimos levantamentos Ipec e Datafolha atribuíram 36% e 37% dos votos, respectivamente, a Bolsonaro. O atual mandatário chegou ao final do primeiro turno com 43,2% dos votos, enquanto o ex-presidente Lula (PT) se manteve dentro da margem de erro das pesquisas, com 48,43%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário