Bolsonaro afirma que Brasil pode receber diesel russo em até 60 dias
A apoiadores, ele disse que diesel russo seria "mais barato"; o presidente não deu detalhes do acordo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (11), que o Brasil pode começar a receber óleo diesel vindo da Rússia em até 60 dias. "Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo", disse. Mais cedo, em conversa com apoiadores, o presidente disse que diesel russo seria "mais barato".
Há um mês, a Petrobras alertou o governo federal sobre o risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre de 2022. Desde então, o governo e o Congresso têm aprovado medidas para tentar contar a inflação sobre o produto. No final de junho, o presidente sancionou o projeto que limita o ICMS sobre combustíveis.
Quanto a Rússia, o presidente Vladimir Putin já havia dito que redirecionaria a exportação de petróleo para países do Brics, formado por Brasil, Rússia, China, índia e África do Sul. Desde a eclosão da guerra da Ucrânia, os Estados Unidos e países da Europa aplicaram sanções comerciais e reduziram as importações de gás e petróleo russos.