Bolsonaro contabiliza 16 ações no TSE
Medidas podem tornar o ex-chefe do Executivo federal inelegível por oito anos
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já contabiliza 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que podem torná-lo inelegível por oito anos. A informação foi publicada nesse domingo (22) pelo jornal O Globo.
Ações como os protestos em Brasília, no dia 8 de janeiro, levaram o ex-chefe do Executivo federal a ser investigado no Supremo Tribunal Federal (STF), por possível incitação as manifestações.
A investigação mais recente teve início neste mês, quando o ministro do TSE, Benedito Gonçalves, decidiu pela inclusão da minuta do golpe em uma ação de investigação contra Bolsonaro e o candidato a vice, Braga Netto, que avaliou maneiras de alterar o resultado da eleição caso o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva ganhasse o pleito. Os policiais federais encontraram o documento na casa de Torres, em Brasília, no dia 12 de janeiro.
Conforme os advogados eleitorais, três processos são mais graves: o que apura o uso de programas sociais, como o Auxílio Brasil, em favor de Bolsonaro; o que investiga uma suposta rede de desinformação; e o que averigua investidas ao sistema eleitoral.