Bolsonaro critica ausência de Lula no Rio de Janeiro após chuvas
Presidente delega responsabilidades ao ministro Waldez Góes para atuação no estado
![Bolsonaro critica ausência de Lula no Rio de Janeiro após chuvas](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/171011/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=9794b418087b3ea6aa597d5088c7f992)
Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues-Pozzebom
O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais críticas ao presidente Lula por não ter visitado o Rio de Janeiro durante as fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro neste fim de semana. Em um Story, Bolsonaro questionou a falta de ação de Lula, associando-o ao prefeito Eduardo Paes.
"Por onde anda o Lula, braço do Eduardo Paes, para ajudar o Rio de Janeiro nessas enchentes causadas pelas chuvas das últimas horas?", escreveu Bolsonaro.
As tempestades causaram 12 mortes, além de estragos, destruição e caos no transporte público. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, tomou medidas emergenciais para liberar vias e restabelecer a energia em hospitais. O governador Cláudio Castro interrompeu suas férias e retornou para coordenar a atuação junto aos secretários de Estado nas áreas afetadas.
"Ah, ele está viajando pelo mundo com o seu par, assim como ocorrido no Rio Grande do Sul". O ex-presidente faz referência à situação em setembro de 2023, quando um ciclone atingiu o Rio Grande do Sul, e Lula estava na Índia para um encontro do G20. No caso das enchentes no Rio de Janeiro, Lula estava em São Paulo, passando por consulta médica, e, nesta segunda-feira (15), participou de uma reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Lula delegou ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a responsabilidade de atuar junto às autoridades do Rio e garantir o apoio do governo federal à população atingida. O presidente petista também realizou ligações para Eduardo Paes e outros prefeitos.