Vídeo: Bolsonaro deve 'assumir responsabilidade' de tarifas de Trump contra o Brasil, diz Lula
Segundo Lula, o ex-presidente está 'concordando' com a taxação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom e Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (9), que Jair Bolsonaro deveria "assumir a responsabilidade" do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. Segundo Lula, o ex-presidente está "concordando" com a taxação.
"Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump", destaca Lula, em referência à atuação de Eduardo Bolsonaro no país norte-americano.
O petista ressaltou que, se o processo que investiga a trama golpista decidir que as pessoas envolvidas erraram, serão condenadas. "É assim que é o Brasil. Respeito é bom, eu gosto de dar e gosto de receber".
Lula criticou ainda a postura de Trump de querer ser "xerife do mundo". "Ele foi eleito para ser presidente dos Estados Unidos. Ele pode fazer o que quiser dentro dos Estados Unidos, aqui no Brasil, quem manda somos nós, brasileiros", disse.
Alternativas de respostas
Do ponto de vista diplomático, Lula pontuou que o Brasil pode recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o tarifaço de Donald Trump. O presidente brasileiro destacou, inclusive, que isso pode ser feito em conjunto com outros países que também foram taxados pelo Estados Unidos.
Caso não haja efeito, porém, Lula afirmou que o Brasil acionará a Lei da Reciprocidade para taxar os Estados Unidos de volta.
Confira o vídeo abaixo: