Bolsonaro diz ser "besteira" a discussão sobre a adoção do semipresidencialismo no Brasil
O pronunciamento é uma resposta ao que foi defendido há dez dias por Arthur Lira
Foto: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro definiu como "besteira" a discussão sobre a possibilidade de adotar o semipresidencialismo no Brasil em 2026. A afirmação foi feita para apoiadores, em Brasília, como uma resposta ao que foi defendido há dez dias pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
No Parlamento já existe uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto. Em linhas gerais, o semipresidencialismo continua com a eleição de um presidente da República, mas conta com um primeiro-ministro escolhido pelo Congresso Nacional.
A troca do primeiro-ministro acontece em um processo bem mais simples do que o de impeachment, como é hoje com o presidencialismo. A postagem de Lira foi uma espécie de resposta à pressão que tem enfrentado para que análise os 126 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro que estão protocolados contra Jair Bolsonaro.
Nesta postagem de ontem Lira colocou que o semipresidencialismo poderia diminuir a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo.