Bolsonaro escolhe o oncologista Nelson Teich para o lugar de Mandetta na Saúde
Anúncio oficial deve acontecer nesta quinta (16)
Foto: Reprodução
Após ser instaurada uma crise entre o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e o Jair Bolsonaro, o chefe do Executivo escolheu o oncologista Nelson Teich para assumir a pasta. O anúncio deve ser feito ainda nesta quinta-feira (16). Mandetta anunciou, por meio das redes sociais, que foi demitido pelo presidente.
Teich se reuniu com o presidente pela manhã, quando, segundo interlocutores do presidente, causou boa impressão.
Desde o princípio da pandemia da Covid-19, Mandetta e Bolsonaro vinham se desentendendo sobre a melhor estratégia de combate à doença. Enquanto Bolsonaro defende flexibilizar medidas como fechamento de escolas e do comércio para mitigar os efeitos na economia do país, permitindo que jovens voltem ao trabalho, o agora ex-ministro manteve a orientação da pasta para as pessoas ficarem em casa. A recomendação do titular da Saúde segue o que dizem especialistas e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que consideram o isolamento social a forma mais eficaz de se evitar a propagação do vírus.
O estopim da nova crise foi a entrevista concedida por Mandetta ao Fantástico, da Rede Globo, na noite de domingo. O tom adotado pelo médico foi considerado por militares do governo e até mesmo por secretários estaduais da Saúde como uma “provocação” ao presidente.