Bolsonaro estuda medida para flexibilizar isolamento social no Brasil
Medida poderá ser aplicada em cidades pequenas e médias com poucos casos de Covid-19
Foto: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro, que é contrário ao isolamento social para conter o avanço do coronavírus no país, estuda uma nova medida para determinar a retomada das atividades no Brasil. O governo analisa a possibilidade de flexibilizar normas restritivas em cidades pequenas e médias com baixo índice de casos da Covid-19.
De acordo com auxiliares do presidente, a ideia é que o próprio Ministério da Saúde estabeleça os critérios, que garanta segurança à vida da população e dê respaldo aos governantes locais. Ainda não está definido se o melhor caminho seria um decreto presidencial ou uma medida provisória.
Bolsonaro, segundo aliados, estaria defendendo uma adequação das regras impostas por estados e município. O presidente tem recebido uma série de sinalizações de que qualquer ato que contrarie as recomendações da ciência e da medicina seria derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira (3), Bolsonaro afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan que pode assinar um decreto para afrouxar o isolamento social nos estados.