Política

Bolsonaro 'lamenta' eleição de Fernández

O presidente ainda revelou que não vai cumprimentar argentino

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro 'lamenta' eleição de Fernández

Foto: Reprodução | José Dias/PR

"Lamento. Não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal", declarou o presidente Jair Bolsonaro, na saída do hotel Emirates Palace, em Abu Dhabi. Além disso, Bolsonaro revelou que não vai cumprimentar o peronista Alberto Fernández, integrante da mesma chapa da ex-presidente Cristina Kirchner, que venceu as eleições na Argentina ontem (27).

“Não pretendo parabenizá-lo. Agora não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual a posição real dele na política. Porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo, e vamos ver qual linha que ele vai adotar”.

E apesar de ter deixado claro que não pretende parabenizar o presidente eleito, Bolsonaro disse que não vai "se indispor" com o país vizinho em um primeiro momento.

Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández tinha 48,02% dos votos. Macri, 40,46%. O resultado garantia a vitória para o kirchnerista porque, na Argentina, o candidato vence no primeiro turno se obtiver mais do que 45% dos votos.

O presidente também descartou a possibilidade de o Brasil deixar o Mercosul, como havia cogitado anteriormente. Em vez disso, falou em “afastar a Argentina” se a eleição do peronista afetar o acordo entre os blocos.

“Não digo que sairemos do Mercosul, mas podemos juntar ali com o Paraguai, não sei o que vai acontecer nas eleições do Uruguai, e decidirmos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não. Se ferir, podemos afastar a Argentina. Mas a gente espera que nada disso seja necessário. Que a Argentina não queira, na questão comercial, mudar seu rumo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário