Bolsonaro pede ao TSE a cassação de candidatura da chapa formada pelo Lula
Deputado federal André Janones (Avante) também virou alvo do mesmo pedido
Foto: Reprodução/ Agência Senado
O presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a cassação dos registros de candidatura da chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A diplomação do deputado federal reeleito André Janones (Avante), que passou a ser uma das principais referências da campanha digital do petista, também virou alvo do mesmo pedido.
Segundo os advogados de Bolsonaro, Janones utiliza "verdadeira fábrica de fake news".
Bolsonaro também pede a suspensão das redes sociais de Janones. Em caráter liminar imediato, os advogados do chefe do Executivo solicitam que o TSE suspenda todos os perfis de Janones nas redes sociais e, ao fim do processo, declare a inelegibilidade do parlamentar, de Lula e de Alckmin pelo período de oito anos.
Apoiador de Lula, Janones acentuou nos últimos dias uma estratégia típica de aliados e apoiadores de Bolsonaro: a disseminação de notícias falsas. Com a aproximação do segundo turno das eleições, o congressista tem espalhado uma série de mentiras e exageros contra o atual chefe do Executivo e seu governo.