Bolsonaro recebe medalha do mérito indigenista em Brasília

Cerimônia, que ocorreu no Ministério da Justiça, homenageia personalidades que se destacam pela proteção dos povos indígenas brasileiros

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro recebe medalha do mérito indigenista em Brasília

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira (18) da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Indigenista, que ocorreu no Ministério da Justiça. A condecoração é uma honraria criada em 1972, que visa homenagear as personalidades que se destacam pela proteção e promoção dos povos indígenas brasileiros.

Na última quarta-feira (16), já havia sido publicado no Diário Oficial da União que Bolsonaro estaria na lista dos homenageados deste ano. Premiação é definida pelo ministro da Justiça, Anderson Torres.

No entanto, entidades e associações representativas dos povos indígenas não receberam bem a escolha de Bolsonaro para receber a medalha, já que, ao longo do mandato, o presidente tem tomado decisões analisadas como prejudiciais para a cultura e segurança dos povos indígenas.

Durante o discurso no evento, Bolsonaro se dirigiu a indígenas presentes e agradeceu o cocar oferecido. Segundo ele, o homem branco e o indígena "cada vez mais" se transformam "em iguais".

"Me sinto muito feliz com este cocar graciosamente ofertado. Somos exatamente iguais. Todos nós viemos à terra pela graça de Deus. Cada vez mais nos transformamos em iguais. Isso não tem preço. O que nós sempre quisemos foi fazer com que vocês se sentissem exatamente como nós", afirmou o presidente.

Além disso, Bolsonaro também voltou a ressaltar que os indígenas estão, agora, mais integrados à sociedade. Ele disse que espera que os indígenas “façam em suas terras exatamente o que nós fazemos nas nossas”.

Também receberam a medalha no evento desta sexta líderes indígenas, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e ministros do governo, como Bruno Bianco (AGU), Augusto Heleno (GSI) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário