• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Outono: estação inicia neste domingo (20); veja previsão para as regiões do Brasil

Outono: estação inicia neste domingo (20); veja previsão para as regiões do Brasil

Estação é responsável pela transição entre o verão e o inverno e vai até às 06h14 de 21 de junho

Por Da Redação
Ás

Outono: estação inicia neste domingo (20); veja previsão para as regiões do Brasil

Foto: Pixabay

O domingo (20) começa trazendo uma nova estação: o outono. A partir das 12h33 (horário de Brasília), a estação responsável pela transição entre o verão e o inverno, iniciará, seguindo até o dia 21 de junho às 06h14 - quando começa o inverno. 

Confira a previsão do tempo nas cinco regiões do Brasil na transição de estação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

Norte

Em grande parte da região Norte, as temperaturas deverão ficar próximas da média. As chuvas seguirão acima da média, principalmente no nordeste do Pará e noroeste do Amazonas. No parte sudoeste do Pará, a probabilidade é de chuva ligeiramente abaixo da média.

Nordeste

No Nordeste, a previsão é de intensas chuvas, acima da média, principalmente entre os meses de abril e maio, na parte norte do Nordeste. Isso ocorrerá devido à Zona de Convergência Intertropical.  

O aumento da temperatura das águas próximas à costa também favorecerá as chances de chuvas até o final do outono. As temperaturas permanecerão próximas e acima da média na região - com exceção para o norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, que poderão contar com temperaturas mais amenas. 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o período seco começa a partir de maio. As chuvas deverão ocorrer dentro da normalidade esperada ou abaixo da média, exceto nas partes central e leste do Mato Grosso - que pode contar com chuvas mais intensas em abril.

Já as temperaturas devem ficar acima da média em toda a região, com exceção apenas no leste do Mato Grosso do Sul - que pode registrar queda durante o outono.

Sudeste

A região Sudeste tem previsão de chuva abaixo da média nos próximos três meses, dando início do período seco, assim como no Centro-Oeste.

A temperatura do ar ficará próxima e ligeiramente acima da média, porém não é descartada a possibilidade da entrada de massas de ar frio que podem diminuir as temperaturas nos locais de maior altitude, a partir do mês de maio.

Sul

No Sul espera-se que as chuvas sejam abaixo da média na maior parte da região, devido ao efeitos provocados pelo La Niña. No entanto, não se descarta a entrada de frentes frias que podem causar chuvas sobre a parte leste da região Sul.

A temperatura do ar deve ficar próxima e acima da média. No se descarta, entretanto, a possibilidade de geadas, principalmente nas regiões serranas, à medida que o inverno se aproximar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário