Bolsonaro sanciona com vetos MP da privatização da Eletrobras

Foram vetados dispositivos que previam desconto para aquisição de ações da empresa

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro sanciona com vetos MP da privatização da Eletrobras

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia da América Latina. As informações constam na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU).  

De acordo com o governo, a privatização pode reduzir a conta de luz em até 7,36%. No entanto, as entidades afirmam que a conta de luz vai ficar mais cara, porque os deputados e senadores incluíram no texto medidas que geram custos a ser pagos pelos consumidores. 

Os principais pontos vetados pelo presidente previam:

- que funcionários demitidos da empresa pudessem adquirir ações da Eletrobras com desconto; 
- proibição de extinção de algumas subsidiárias da Eletrobras;
- obrigação de o governo aproveitar os funcionários demitidos da empresa por um ano.

O texto aprovado dizia que até 1% das ações da União, após a privatização, poderia ser adquirido pelos empregados demitidos. Bolsonaro vetou, alegando que a medida contraria o interesse público e poderia causar distorção no processo de precificação das novas ações.

Segundo Bolsonaro, a medida "limita a gestão das subsidiárias pela nova empresa e retira a flexibilidade da futura Eletrobras".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário