Indicação de André Mendonça para o STF é publicada no DOU

Senado precisa aprovar nome do advogado-geral da União

Por Da Redação
Ás

Indicação de André Mendonça para o STF é publicada no DOU

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Foi oficializado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (13), em ato publicado no "Diário Oficial da União" (DOU), a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Para assumir o cargo, Mendonça ainda terá que se submeter a uma sabatina no Senado Federal e sua indicação será votada no plenário. Ele precisará da maioria (41) dos votos dos 81 senadores para se tornar apto a ocupar a cadeira de ministro da Suprema Corte.

Se aprovado, o advogado substituirá o ministro Marco Aurélio Mello, decano (mais antigo ministro) do tribunal, que se aposentou nesta segunda (12).

Em entrevista na semana passada, o presidente Bolsonaro antecipou que tinha a intenção de indicar Mendonça para a cadeira. De acordo com ele, Mendonça é a pessoa “ideal” e “muito boa” para o Supremo. Em 2019, Bolsonaro chegou a afirmar que dos dois nomes que poderia indicar para o STF em seu mandato, "um será terrivelmente evangélico". Mendonça é pastor evangélico.

Após a oficialização de seu nome, André Mendonça divulgou nota em que agradece a indicação e diz que reafirma a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

"Coloco-me à disposição do Senado Federal. De forma respeitosa, buscarei contato com todos os membros, que têm a elevada missão de avaliar meu nome. Por fim, ao povo brasileiro, reafirmo meu compromisso com a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Deus abençoe nosso país!", escreveu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário