Brasil

Bolsonaro sanciona lei de mudanças no CTB

Dentre as mudanças está o aumento no número de pontos da CNH

Por Juliana Dias
Ás

Bolsonaro sanciona lei de mudanças no CTB

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça (13) as mudanças no Código Nacional de Trânsito, aprovadas pelo Congresso Nacional e destacou que a vigência da Lei se inicia apenas em abril de 2021. Ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Bolsonaro apontou o tempo maior para renovação da CNH e o aumento da quantidade de pontos para perda da carteira como "avanços", mas disse que ainda faltam alguns pontos que podem ser tratados em um novo projeto.

Segundo Bolsonaro, havia muita reclamação por motoristas de vans,  transporte de aplicativos, taxistas e caminhoneiros pela facilidade de perder a habilitação. Ele negou que a possibilidade de ampliar a quantidade de pontos possa aumentar o número de acidentes ou a violência no trânsito, mas que trata-se de "dar uma chance maior para que as pessoas mantenham a carteira".

"Se você tira a carteira de habilitação destas pessoas, você tira o ganha pão delas e elas ou vão dirigir de forma irregular ou vão fazer o que da vida se só têm uma van pra dirigir ou um caminhão para transportar sua carga?", ponderou. O presidente e o ministro ainda destacaram a questão do uso de faróis, que agora fica obrigatório apenas em rodovias fora das cidades. 

"Farol aceso só quando estiver em túnel e quando houve neblina e cerração. Ou ainda fora do perímetro urbano", exemplificou Tarcísio que também reforçou que as pessoas poderão apresentar a CNH digital e não precisarão mais ter o documento impresso em papel.

Bolsonaro ainda defendeu a manutenção da regra que permite que motociclistas ultrapassem carros em movimento. "Você quer um remédio por exemplo, está passando mal. Você em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador ou Porto Alegre, liga para farmácia, imagine se atrasa a entrega por não poder ultrapassar em velocidade média?". O presidente foi além e falou que ninguém quer comer pizza fria. "O motociclista cuida da vida dele", concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário