Brasil

Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital

Lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei de ampliação da assinatura digital na administração pública. A Medida Provisória (MP) 983 cria dois novos tipos de assinatura eletrônica, a assinatura simples e a assinatura avançada.

A primeira poderá ser usada em transações de baixo risco e relevância, já a segunda deve ser usada em transações mais complexas, garantindo a vinculação a um indivíduo e confirmando, por meio de elementos de segurança, o uso exclusivo pelo titular.

Além dessas duas modalidades, continuam à assinatura eletrônica qualificada. A assinatura qualificada, que depende de chave pública, é obtida por meio de um serviço pago de criação, controle, renovação e autenticação dos dados digitais que certificam o seu uso pelo interessado.

Bolsonaro vetou trechos da lei após recomendação da área técnica da Presidência da República. Um dos vetos alcançou a exigência de certificado digital em qualquer situação que inclua “sigilo constitucional, legal ou fiscal”, o que, segundo o Planalto, “inviabilizava inúmeras iniciativas da administração pública”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário