• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Verão começa com calor acima da média e menos chuva em boa parte do Brasil

Verão começa com calor acima da média e menos chuva em boa parte do Brasil

Estação segue até março de 2026 e deve ter temperaturas mais altas que o normal e chuvas irregulares, segundo a Climatempo

Por Da Redação
Às

Verão começa com calor acima da média e menos chuva em boa parte do Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O verão começou neste domingo (21), às 12h03, e a previsão indica temperaturas acima da média e volumes de chuva um pouco abaixo do normal em grande parte do Brasil. A estação se estende até o dia 21 de março de 2026, às 11h45, de acordo com a Climatempo, em levantamento divulgado pelo g1. O início da estação coincide com o solstício de verão, quando ocorre o dia mais longo do ano. Característico desse período, o verão tem dias mais extensos, calor intenso e mudanças rápidas nas condições do tempo.

Segundo meteorologistas, o verão 2025/2026 não deve sofrer influência direta de fenômenos como El Niño ou La Niña. A La Niña que atuou na primavera tende a perder força até o fim de janeiro, mantendo o Oceano Pacífico em condição de neutralidade durante a maior parte da estação. Apesar disso, a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) deve ter papel importante no clima do país. Quando esse sistema se aproxima do Brasil, ele reduz a formação de nuvens e dificulta chuvas persistentes, especialmente no Sudeste, parte do Nordeste e do Centro-Oeste, explica a Climatempo.

Com a atuação da ASAS, a tendência é de mais veranicos e até ondas de calor, além de chuvas irregulares. Janeiro e fevereiro devem ter temporais isolados em todas as regiões, enquanto março pode apresentar maior regularidade nas precipitações. Ainda segundo dados, os volumes de chuva devem ficar abaixo da média em quase todo o país, com destaque para áreas do litoral norte e do interior do Nordeste. Em contrapartida, regiões do Sul, partes do Sudeste e áreas da Região Norte podem registrar chuvas acima do normal.

As temperaturas também devem ficar acima da média na maior parte do Brasil, com possibilidade de calor intenso no Sul e em áreas do Centro-Oeste. Apenas algumas regiões devem registrar marcas dentro da média histórica da estação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário