Bolsonaro se reúne com Guedes e Lira no Alvorada na manhã desta sexta (1°)
O compromisso ocorreu antes das 7h30 na residência oficial; encontro não estava nas agendas oficiais
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram pouco antes das 7h30 desta sexta-feira (1°) com o presidente Jair Bolsonaro para uma reunião no Palácio da Alvorada. O encontro não estava previsto nas agendas oficiais.
O primeiro evento público do chefe do executivo para esta sexta é a assinatura do Decreto da Cédula de Produto Rural Verde, às 10h30, no Palácio do Planalto. A CPR é voltada às empresas interessadas em compensar voluntariamente a emissão de gases de efeito estufa. Guedes deve acompanhar da cerimônia. A agenda de Arthur Lira não apontava compromissos públicos para esta sexta-feira.
O presidente ainda deve embarcar às 13h30 para Maringá, no Paraná, onde participa da cerimônia de entrega das obras de modernização do Aeroporto de Maringá e da inauguração da Hidrelétrica de Bela Vista.
Apesar de o tema do encontro não ter sido divulgado, um dos assuntos predominantes da semana foi a alta no valor dos combustíveis, com falas de Bolsonaro e de Lira sobre mudanças na forma de cobrança do ICMS sobre o valor pago pelos consumidores nas bombas.
O ICMS é um imposto estadual e possui alíquotas fixadas por cada unidade da federação. O presidente responsabiliza os governadores pelo aumento dos combustíveis por conta das alíquotas cobradas. O percentual não teve reajuste nos estados. No entanto, no Distrito Federal, o imposto terá redução de um ponto percentual até 2024.