Bolsonaro se reúne com presidente da Guiana e afirma que ambos têm "estilos parecidos"
Presidente e Mohamed Irfaan Ali, em Georgetown, assinaram acordos de cooperação
Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu nesta sexta-feira (6) com o líder da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, em Georgetown, capital do país. O chefe do Executivo brasileiro elogiou o encontro e afirmou que ambos têm estilos "muito parecidos".
"Foi uma reunião bastante produtiva. [...] Nós queremos objetividade, criar logo um grupo de trabalho [para] as soluções começarem a aparecer", afirmou Bolsonaro. O presidente também relatou ter ficado "honrado" ao ser chamado de "amigo" pelo presidente da Guiana. "A recíproca é verdadeira", disse.
No encontro, foram assinados acordos de cooperação em assistência jurídica mútua em assuntos civis e penais. Além de discutirem temas como comércio e investimentos, infraestrutura, energia e cooperação em defesa e segurança e questões das pautas regional e mundial.
"Na questão da agricultura, fomos até além na reunião reservada. Falamos que o Brasil, em poucos anos, vai se tornar mais que autossuficiente, passará a exportar trigo para o mundo, inclusive com cultivo aqui no estado vizinho de Roraima. É um caso que salta aos olhos, tendo em vista o clima, mas a tecnologia, desenvolvida pela Embrapa, já é uma realidade no estado vizinho", explicou.
Segundo Bolsonaro, empresários brasileiros estão interessados em investir no país vizinho. Um seminário virtual bilateral está previsto para acontecer nas próximas semanas e deve envolver as comunidades empresariais dos dois países, a ser coordenado, do lado brasileiro, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com foco em novas oportunidades no setor de petróleo e gás.
O Ministério das Relações Exteriores apontou que o intercâmbio bilateral entre Brasil e Guiana mais do que dobrou nos dois últimos anos, passando de aproximadamente USD 58 milhões, em 2020, para USD 118,6 milhões, em 2021.
A viagem
Bolsonaro embarcou de João Pessoa às 7h30 desta sexta-feira (06), com destino a Georgetown, na Guiana. O retorno do presidente para Brasília está previsto para as 16h10, com chegada à capital federal às 20h40.