• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Bolsonaro tem 'dever cívico' de entregar prova de fraude na eleição de 2018 ao Tribunal, diz Barroso
Política

Bolsonaro tem 'dever cívico' de entregar prova de fraude na eleição de 2018 ao Tribunal, diz Barroso

O presidente Jair Bolsonaro defende a adoção do voto impresso e diz ter provas sobre fraude no voto eletrônico

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro tem 'dever cívico' de entregar prova de fraude na eleição de 2018 ao Tribunal, diz Barroso

Foto: Reprodução/CNN

Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (17), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tem o "dever cívico" de apresentar as provas que diz ter sobre a suposta fraude na eleição de 2018, a mesma pelo qual ele foi eleito.  

Segundo ele, por nunca ter existido uma fraude eleitoral documentada com a urna eletrônica no país, adotar o voto impresso é uma "solução arriscada para um problema que não existe". 

"Nunca houve fraude documentada. Jamais. Apenas o pedido de auditoria solicitado pelo então candidato Aécio Neves e que não se apurou impropriedade porque não há. Se o presidente da República ou qualquer pessoa tiver provas [de fraude] tem o dever cívico de entregá-la ao Tribunal e estou com as portas abertas. O resto é retórica política, são palavras que o vento leva", disse o ministro.

Para Barroso, o risco está justamente na recontagem de votos.  "Na recontagem é que há a manipulação dos votos e possibilidade de verificar a composição desses votos. A compra de votos ainda acontece no Brasil, infelizmente, e com isso vai se verificar se determinado candidato teve os votos em determinada sessão. Ele pode até combinar com o eleitor", disse.

O presidente do TSE também frisou que a adoção do voto impresso provocaria gastos estimados em pelo menos R$ 2 bilhões aos cofres públicos. "O custo estimado pelo TSE é de R$ 2 bilhões para o acoplamento de impressoras, que não são impressoras de mesa. Esse custo é aberto e qualquer um pode verificar", explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.