Política

Bolsonaro tirou da Polícia Federal a autonomia dada pelo PT, diz delegado

Ex-superintendente da PF do Amazonas, Alexandre Silveira criticou as intervenções feitas na corporação

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro tirou da Polícia Federal a autonomia dada pelo PT, diz delegado

Foto: Reprodução/Globo News

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tirou da Polícia Federal a autonomia que a corporação recebeu durante os governos do PT com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Essa é a análise do delegado da PF, Alexandre Saraiva.

Por intervenção de Bolsonaro, Alexandre foi transferido da Superintendência da PF no Amazonas em 2021 após enviar ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de investigação contra o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Para ele, o governo Bolsonaro “comprovou que é possível aparelhar” a corporação e que a prática “gerou um precedente perigosíssimo”.

Na Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, o delegado comandou a maior apreensão de madeira ilegal da história do Brasil, mas foi retirado do cargo um dia após apresentar ao STF uma notícia-crime contra Ricardo Salles que estaria dificultando as investigações.

Saraiva afirmou que entrou na PF em 2003 e que nunca tinha recebido uma ligação telefônica “de político ou de superior para fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Ele disse ainda que os colegas ficaram “mal-acostumados” e que acreditavam que a corporação não “voltaria nunca a ser a polícia da ditadura militar”. As declarações foram feitas por Saraiva durante participação no podcast Ciência e Política. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.