Política

Bolsonaro veta dispensa de licitação para serviços jurídicos e contábeis

Projeto de Lei era da OAB e foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro veta dispensa de licitação para serviços jurídicos e contábeis

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro vetou na terça-feira (7) o Projeto de Lei (PL 4.489/2019) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que dispensava de licitação a contratação de serviços jurídicos e de contabilidade pela administração pública, que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado. 

Segundo argumento do Planalto, a proposta “ao considerar que todos os serviços advocatícios e contábeis são, na essência, técnicos e singulares, viola o princípio constitucional da obrigatoriedade de licitar, nos termos do inciso XXI, do art. 37 da Constituição da República”.

O projeto, que foi apresentado pelo deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), foi avaliado pelo governo, o qual concluiu que a contratação de tais serviços por inexigibilidade de processos licitatórios apenas é possível em situações extraordinárias, onde as condições devem ser avaliadas sob a ótica da Administração Pública em cada caso específico, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.