Bolsonaro volta atrás e diz que militares 'não fazem auditoria’ de urnas
Em coletiva, presidente disse que trata-se de fake news
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse nesta quarta-feira (19), em coletiva no Palácio da Alvorada, em Brasília, que as Forças Armadas “não fazem auditoria” de urnas eletrônicas. A declaração ocorre um dia após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pedir ao Ministério da Defesa que apresente uma cópia dos documentos sobre uma eventual auditoria no sistema eleitoral brasileiro no primeiro turno.
Bolsonaro disse ainda que a existência do documento trata-se de uma “furada” e “fake news”. “Olha, as Forças Armadas não fazem auditoria. Lançaram equivocadamente… A Comissão de Transparência Eleitoral não tem essa atribuição. Então, furada, fake news”, afirmou o presidente.
Em 2 de outubro, após o início da apuração do primeiro turno das eleições, Bolsonaro foi questionado pela imprensa se as Forças Armadas realizaram uma “auditoria” nas urnas. Em resposta, ele disse que um relatório seria feito pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.