Bombeiros intensificam combate a incêndios florestais no oeste da Bahia; época é crítica para a região
Corpo de Bombeiros intensificaram ações e combateram os focos na quarta-feira (30)

Foto: Reprodução/CBMBA
Equipes do Corpo de Bombeiros começaram a combater, na quarta-feira (30), incêndios florestais nos municípios de Baianópolis e Cristópolis. Este período do ano é crítico para as queimadas em toda a região oeste da Bahia, onde ficam ambas cidades, por causa da secura do ar e os ventos fortes, que ajudam a espalhar as chamas.
O combate às chamas ocorreu em meio a ações de prevenção, que envolveram monitoramento aéreo e terrestre, além de medidas de monitoramento para evitar reignições.
O primeiro foco foi registrado em Baianópolis, no povoado de Mozondó, onde duas equipes dos bombeiros foram mobilizadas para controlar o incêndio. As equipes realizaram um mapeamento aéreo com drone para dimensionamento da área afetada.
Em seguida, os bombeiros iniciaram o combate direto às chamas e o tratamento de focos remanescentes. O incêndio foi controlado por volta das 11h e o trabalho de monitoramento do perímetro seguiu até o retorno da equipe à base, às 14h45.
A segunda ocorrência registrada, dessa vez em Cristópolis, ocorreu no povoado Vereda do Banho, onde o fogo ameaçava uma área de reserva ambiental. A equipe foi chamada no início da tarde, e após verificar a situação do local, iniciaram o combate direto. O incêndio foi controlado por volta das 18h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as ações integram a estratégia de resposta rápida da Base Florestal Oeste, que cobre operativamente diversas cidades da região, para preservação do meio ambiente e a segurança das comunidades afetadas pelos incêndios florestais.