• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bombeiros seguem combatendo incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Bahia

Bombeiros seguem combatendo incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Até o momento, não há detalhes sobre a extensão da área atingida

Por Da Redação
Ás

Bombeiros seguem combatendo incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Foto: Reprodução/Grupo de Brigada Força e Resgate Sento Sé Bahia

De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte dos focos de incêndio do Parque Municipal de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, foram controlados durante a madrugada e a manhã desta sexta-feira (9). O incêndio se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região que fica na cidade de Mucugê.  Até o momento, não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem registro de feridos na Chapada Diamantina por causa dos incêndios. Toda a região queimada até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e estava preservada havia 20 anos, sem registro de queimadas. Ainda de acordo com os bombeiros, há indícios de crime nas queimadas. 

O incêndio começou na terça-feira (6), às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras. Com ajuda dos fortes ventos, as chamas se espalharam rapidamente para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no trecho que fica dentro da cidade de Mucugê. Agora, a previsão é de que chova por toda a Chapada Diamantina neste final de semana, o que pode ajudar no combate às chamas.

A região é formada por uma mata densa de vegetação nativa e o acúmulo de combustível de biomassa, formado por restos de plantas, madeiras e derivados fazem com que as chamas se propaguem rapidamente e dificultam o acesso de bombeiros e brigadistas. Até o momento,  as equipes do Corpo de Bombeiros seguem tentando controlar as chamas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário