Brasil: 3,5 milhões de pessoas já emitiram novo RG no país

Bahia está entre os três únicos estados que ainda não começaram a emitir o documento

Por Da Redação
Ás

Brasil: 3,5 milhões de pessoas já emitiram novo RG no país

Foto: Reprodução

O RG ganhou uma versão digital, a nova Carteira de Identidade reúne vários documentos em um e é mais acessível. Por conta da praticidade, mais de 3,5 milhões de brasileiros já emitiram a nova carteira, segundo o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Desde 11 de janeiro, todos os estados devem emitir a nova carteira de identidade. O documento tem versão digital e impressa, similar à Carteira Nacional de Habilitação. A primeira via impressa será gratuita.

A versão digital pode incluir outros documentos do cidadão, como Carteira de Motorista, Número de Identificação Social-NIS, Cartão Nacional de Saúde, Título Militar e Carteira de Trabalho. Para tanto, é preciso apresentar esses documentos no ato da emissão.

No entanto, apesar da novidade, as carteiras antigas continuam valendo. "As Carteiras de Identidade emitidas no modelo anterior permanecem válidas até 23 de fevereiro de 2032", diz o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Público.

Três estados ainda não emitem o 'Novo RG': Amapá, Bahia e Roraima. Conforme a justificativa do governo da Bahia, o processo ainda está em fase de implementação. 

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto de Identificação Pedro Mello, responsável pela emissão do documento na Bahia, o novo modelo exigiu a implantação de um sistema de identificação mais moderno e cuja contratação foi submetida a um criterioso processo licitatório, que culminou na assinatura do contrato em 1º de setembro." Atualmente, o sistema encontra-se em instalação, migração do Banco de Dados de 11 milhões de biometrias, que será seguido de treinamento dos servidores, e a migração completa, com emissão do novo documento será finalizada em 31 de maio de 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário