Brasil alcança recorde em exportações no primeiro quadrimestre do ano
Superávit bateu US$ 19,94 bilhões; acumulado no ano teve alta de 32,9%
Foto: Diego Baravelli/Ministério da Infraestrutura
O comércio exterior brasileiro registrou novos recordes entre janeiro e abril deste ano, com superávit de US$ 19,94 bilhões. Somente no mês passado, a Secretária de Comércio Exterior registrou para os Estados Unidos um aumento de 32,2% de vendas. No acumulado do ano, as exportações tiveram alta de 32,9%.
À Jovem Pan, a CEO da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Deborah Vieitas, comentou sobre o laço entre os países. “Sempre tivemos uma relação muito franca e cordial. Somos as duas maiores democracias do continente americano. Estamos em um momento positivo do ponto de vista do comércio. As tropas comerciais nunca foram tão importantes como são agora”, pontua.
Para ela, a relação bilateral tem expressivo potencial de crescimento em diversas áreas. “Existem muitos espaços para ampliarmos, tanto no que tange o desenvolvimento justamente da bioeconomia, uma coisa muito incipiente para ser desenvolvida em conjunto, temos muitas oportunidades na área de remédios, vacinas, na área de saúde em geral, para desenvolvimento conjunto. Do ponto de vista de energias renováveis há grandes interesses de desenvolvimentos conjuntos e vamos lembrar que do ponto de vista de infraestrutura são dois grandes países que têm o desafio de aprimorar suas infraestruturas. Então o campo para expansão do relacionamento bilateral é enorme”, completou.