Brasil apoia proposta mexicana no G20 contra bloqueio de Trump em redes sociais
Posicionamento foi anunciado pelo ministro Ernesto Araújo no Twitter
Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
O governo brasileiro apoiou uma inciativa do México para protestar no G20 contra a decisão de diversas redes sociais de bloquear contas ligadas ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tratou do tema em um encontro virtual com o chanceler mexicano na terça-feira (2). Em janeiro, Donald Trump foi bloqueado de uma série de redes sociais por incentivar o discurso de ódio e espalhar desinformação.
O estopim para a decisão foi a invasão do Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores do ex-presidente, que após serem incitados pelo seu discurso usaram a violência para tentar impedir a confirmação da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro, em um episódio deixou cinco mortos. Entre as plataformas que bloquearam Trump estão o Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Snapchat, TikTok, Reddit e Twitch.
A publicação do chanceler brasileiro não cita diretamente a decisão contra o republicano, mas o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lançou a iniciativa no G20 como uma resposta direta ao bloqueio das contas do ex-presidente. Em sua própria conta no Twitter, o Itamaraty afirmou ainda que Brasil e México “convergiram na urgência de trabalhar no G20 e outros foros em favor da liberdade de expressão nas redes”.