Política

Brasil assina declaração conjunta em apoio a presidente eleito da Guatemala

Alckmin esteve no evento em que secretário da OEA divulgou documento

Por Da Redação
Ás

Brasil assina declaração conjunta em apoio a presidente eleito da Guatemala

Foto: Divulgação/VPR

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, está na Guatemala para participar da posse do presidente eleito no país, Bernardo Arévalo. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, divulgou uma declaração conjunta em apoio ao presidente eleito e também à sua vice, Karin Herrera, que traz o Brasil como signatário, no domingo (14).

Alckmin viajou para a Cidade da Guatemala a pedido do presidente, Luís Inácio Lula da Silva. Ele representará o Brasil na posse de Arévolo, que ainda não aconteceu por um atraso nos procedimentos do Congresso do país da América Central.

"Acabo de participar, junto com presidentes, chanceleres, representantes de países latino-americanos e europeus e o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, de ato em apoio à efetivação da posse de Bernardo Arévalo como presidente da Guatemala, após a realização de uma eleição justa, livre e transparente, acompanhada por observadores internacionais e refletindo a livre manifestação de vontade do povo guatemalteco", afirmou Alckmin.

"A democracia mostrou sua força na Guatemala, e o respeito pelos resultado sufragado nas urnas beneficia toda nossa região", completou.

O social-democrata Bernardo Arévalo foi eleito em segundo turno com 58% dos votos contra 37% da ex-primeira-dama Sandra Torres, que não reconheceu a derrota. Após a confirmação do resultado, ele deu declarações de que recebeu uma ligação do atual presidente, o direitista Alejandro Giammattei, que o parabenizou pelo resultado.

No primeiro discurso após a vitória, Arévalo reiterou a processa de luta contra a corrupção, "para recuperar a confiança no Estado e na democracia". "O povo da Guatemala falou de maneira contundente, já basta de tanta corrupção", disse na ocasião.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.