• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil atinge 100% de latinhas recicladas e se torna referência internacional
Brasil

Brasil atinge 100% de latinhas recicladas e se torna referência internacional

Organizações reivindicam políticas públicas para quem atua na linha de frente dessa cadeia (re)produtiva

Por Da Redação
Ás

Brasil atinge 100% de latinhas recicladas e se torna referência internacional

Foto: Divulgação/Recicla Latas

Cerca de 390,2 mil toneladas de latas de alumínio produzidas no Brasil foram recicladas em 2022, de acordo com o dado divulgado por meio de relatório da entidade Recicla Latas, em parceria com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

O número expõe um fato inédito: o país se consolidou como referência internacional nessa seara, reaproveitando por completo um material que levaria entre 200 e 500 anos para se decompor. 

De acordo com o jornal O Globo, organizações vinculadas ao mercado reivindicam, nos últimos anos, políticas públicas estruturantes para quem atua na linha de frente dessa cadeia (re)produtiva. Hoje, estima-se que haja cerca de 800 mil catadores no país, segundo informações da Associação Nacional dos Catadores. A grande maioria, no entanto, trabalha informalmente, e de maneira precária, nos grandes centros urbanos.

Em 2021, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram um projeto de lei de incentivo à reciclagem, com possibilidade de pessoas físicas e jurídicas deduzirem do Imposto de Renda o apoio a projetos do setor, além da criação de um fundo de apoio a ações de reciclagem. Contudo, o mecanismo ainda não foi regulamentado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.