Brasil busca acordo entre EUA e Rússia para nova resolução sobre conflito em Israel na ONU
Avanços devem ser feitos na reunião da ONU marcada para esta sexta-feira (27)

Foto: Reprodução/CNN
O governo brasileiro busca mediar um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia com o objetivo de apresentar uma nova resolução para análise no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao conflito em Israel. Essa iniciativa conta com o apoio dos dez países que atualmente ocupam assentos rotativos no conselho. A informação foi confirmada pela CNN por meio do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.
A diplomacia brasileira identificou interesse entre os 15 países que compõem o Conselho em aprovar uma resolução de consenso o mais rápido possível. Além dos 12 países que anteriormente votaram a favor do texto apresentado pelo Brasil em 18 de outubro, que foi derrotado, a expectativa é construir um acordo que seja aprovado pela Rússia e Reino Unido, que se abstiveram, bem como Estados Unidos, que votou contra.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil acredita que progressos significativos nas negociações podem ocorrer após a reunião da Assembleia-Geral da ONU agendada para sexta-feira (27). Nesse encontro, convocado pelos países árabes, uma resolução favorável aos palestinos está programada para votação.
A diplomacia brasileira considera que há uma grande probabilidade de que um texto em apoio aos palestinos seja aprovado nesse contexto.