Brasil condena tentativa de golpe na Bolívia
Ministério das Relações Exteriores manifestou apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao povo boliviano
Foto: Reprodução/X/@sentdefender
O Brasil condenou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia nesta quarta-feira (26). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores manifestou apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos.
“Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região”, disse.
“Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia”, finalizaram.
O presidente boliviano, Luis Arce, denunciou por meio das redes sociais o que chamou de "mobilização irregular" de unidades do Exército, enquanto o ex-presidente Evo Morales convocou uma "mobilização nacional pela democracia".
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um blindado do Exército se chocando contra a entrada do palácio presidencial e soldados entrando no prédio. Antes disso, tropas foram vistas marchando pelas ruas da capital.