Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em ave doméstica
Trata-se de um caso identificado em uma criação de subsistência no Espírito Santo
Foto: Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, na última terça-feira (27), o primeiro caso confirmado de gripe aviária em aves domésticas de subsistência desde a entrada do vírus no país em 15 de maio. Até o momento, as ocorrências estavam restritas a aves silvestres no Brasil, como foi o caso de Santa Catarina.
De acordo com a pasta, trata-se de um caso identificado em uma criação de subsistência na cidade de Serra, o mais populoso do Espírito Santo, onde patos, gansos, marrecos e galinhas eram criados. O Mapa esclareceu que a confirmação não terá impacto no status sanitário do país, uma vez que se trata de aves de subsistência destinadas ao consumo do próprio produtor, e não aves comerciais. Caso haja uma mudança nesse status, o Brasil poderá enfrentar restrições no comércio internacional de produtos avícolas.
Atualmente, o Brasil conta com 50 focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) detectados em aves silvestres, nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As atualizações sobre os focos, bem como quais espécies afetadas podem ser consultadas no Painel BI, disponibilizado pelo Mapa.