• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil deve permanecer estagnado em poder de compra até 2028, aponta FMI
Brasil

Brasil deve permanecer estagnado em poder de compra até 2028, aponta FMI

Cenário foi exposto em levantamento realizado pela organização internacional

Por Da Redação
Ás

Brasil deve permanecer estagnado em poder de compra até 2028, aponta FMI

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apesar de haver uma previsão de melhora do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o país deve ficar estagnado em oitavo lugar na comparação de paridade do poder de compra. O cenário foi exposto em seu relatório "Perspectiva Econômica Global".

Ao divulgar o levantamento, o FMI apontou "uma agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023" como os principais motivos para elevar a projeção de expansão do Produto Interno Bruto do Brasil neste ano a 3,1%, vindo de 2,1% em julho e de 0,9% em abril.

Com a mudança de cenário, o Brasil subiria para a nona colocação no ranking das maiores economias do mundo em valores correntes. O top três ficaria com a China, Estados Unidos e Índia.

No entanto, quando a análise é realizada utilizando dólares ajustados pela PPC (Paridade do Poder de Compra), onde é possível ter uma melhor realidade das diferenças no custo de vida dos países e costuma ser considerada uma comparação mais justa, o Brasil ocupa a oitava colocação e não deve subir no ranking tão cedo. Isso porque a expectativa é de que o país não cresça e permaneça estagnado até 2028.

Apesar disso, o Brasil apresenta números interessantes na projeção do FMI, ultrapassando até mesmo países desenvolvidos, como o Canadá, indicando uma recuperação acima do esperado pelo mercado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.