Brasil

Brasil deve repetir déficit fiscal de 40 anos atrás, aponta estudo

Tanto o mercado quanto o Ministério da Fazenda preveem um aumento da relação dívida pública/PIB nos próximos anos

Por Da Redação
Ás

Brasil deve repetir déficit fiscal de 40 anos atrás, aponta estudo

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Um estudo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostrou que o déficit operacional médio de 1981 e 1982 foi de aproximadamente 7% do PIB, valor semelhante ao déficit nominal previsto para este ano, levando em conta receitas, despesas e juros.

Responsáveis pelos estudos, os economistas Fabio Giambiagi e Guilherme Tinoco afirmam que, apesar dos avanços institucionais alcançados nestas décadas, “o país andou em círculos, com o fiscal sendo um dos desafios a vencer”.

Tanto o mercado quanto o Ministério da Fazenda preveem um aumento da relação dívida pública/PIB nos próximos anos. Para buscar o ajuste, o governo estabeleceu planos no novo marco fiscal para eliminar o déficit primário até 2024 e alcançar superávits nos anos seguintes.

A Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI) calcula que para estabilizar a dívida, seria necessário um superávit primário anual de 1,5%.

Ainda de acordo com o estudo do BNDES, a relação entre dívida pública e PIB no Brasil teve variações significativas de 1981 a 2023. Houve um aumento acentuado de 1981 a 1984, seguido por uma queda até 1995. Depois, houve um novo aumento até 2003. Um ciclo de queda durou até 2013, mas desde então, tem havido um aumento geral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário