Brasil e Argentina fecham acordo de US$ 600 milhões para financiamento de exportações
Já havia sendo cogitado um acordo entre os países para assegurar o prosseguimento das exportações
Foto: Twitter de Sergio Massa
O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, informou nesta segunda-feira (28), em visita ao Brasil, que os países sul-americanos chegaram a um acordo de R$ 600 milhões para financiamento de exportações brasileiras para o país vizinho.
Massa comunicou o acordo em declaração no Palácio do Planalto, juntamente com o ministro da economia, Fernando Haddad, depois de uma reunião com o presidente Lula.
Já havia sendo cogitado um acordo entre os países para assegurar o prosseguimento das exportações. A Argentina passa por uma crise financeira grave e também escassez de dólares, dificultando a compra de produtos brasileiros.
Segundo o ministro argentino, o mecanismo para assegurar as compras envolve a cooperação entre o Banco do Brasil, o BNDES e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
De acordo com Haddad, a ideia é que quando o exportados brasileiro venda para Argentina, receber o pagamento pelos BB, que receberá garantia do CAF.
"O Banco do Brasil vai garantir as exportações brasileiras, o CAF vai garantir o Banco do Brasil. Como disse o ministro, quando você exporta autopeças para a Argentina, você garante divisas para a Argentina. Foi uma maneira que a CAF encontrou para restabelecer o fluxo comercial sem a Argentina abrir mão de reservas em yuan", destacou o ministro.