Brasil é o 9º país com falta de mão de obra qualificada no mundo
O índice é maior que o registrado no ano passado (71%)
Foto: Agência Brasil
O Brasil é o nono país com mais falta de mão de obra qualificada em 2022, entre uma lista com 40 países e territórios, de acordo com um estudo da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup, que ouviu 40 mil empregadores.
Dos resultados, 81% dos empregadores afirmaram ter dificuldades para encontrar trabalhadores com a qualificação necessária. O índice é maior que o registrado no ano passado (71%) e maior que a média global (75%).
Taiwan ocupa o primeiro lugar no ranking (88%), seguido de Portugal (85%), Singapura (84%), China (83%), Hong Kong (83%), Índia (83%), Romênia (82%) e Austrália (81%).
De acordo com o estudo, os setores com maior índice de falta de mão de obra são: Banco e finanças (86%), TI e tecnologia (84%), Indústria (84%), Educação, saúde e governo (80%), Atacado e varejo (79%), Construção (76%), Hotelaria e restaurantes (66%).
Na outra ponta, o levantamento apresenta as áreas com maior demanda de mão de obra: Tecnologia da Infrmação & Dados (40%), Atendimento ao Cliente & Front Office (32%), Logística & Operações (23%), Marketing & Vendas (21%) e Administração & Apoio ao Escritório (21%).
Os empregadores também apresentaram as cinco principais habilidades mais difíceis de encontrar nos candidatos: raciocínio e resolução de problemas, resiliência e adaptabilidade, iniciativa, confiabilidade e autodisciplina, espírito colaborativo e trabalho em equipe.