• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil enviará resposta às exigências ambientais da União Europeia nos próximos dias
Brasil

Brasil enviará resposta às exigências ambientais da União Europeia nos próximos dias

As negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia estão em andamento desde 1999

Por Da Redação
Ás

Brasil enviará resposta às exigências ambientais da União Europeia nos próximos dias

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quinta-feira (13) que a resposta do Brasil às exigências ambientais da União Europeia será enviada "nos próximos dias" aos demais países integrantes do Mercosul. A informação foi divulgada pelo diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Itamaraty, Philip Fox-Drummond Gough.

As negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia estão em andamento desde 1999. A parte comercial foi concluída em 2019, seguida pelas partes políticas e de cooperação no ano seguinte. Desde então, o processo está em fase de revisão.

Neste ano, a União Europeia apresentou um documento adicional com novas exigências na área ambiental e possíveis sanções, o que foi visto pelo presidente Lula como uma "ameaça".

Diante disso, o Brasil, como país presidente do Mercosul, está elaborando uma carta-resposta à União Europeia. Essa carta será enviada para análise dos demais países do bloco, que incluem Argentina, Paraguai e Uruguai.

"Tivemos intensas negociações coordenadas pela Casa Civil nos últimos meses, com a participação de diversos ministérios e órgãos do governo. Como resultado dessas discussões, elaboramos uma sugestão brasileira de resposta aos europeus. [...] E esta sugestão de resposta está pronta", afirmou o diretor.

"A intenção é enviar esse documento nos próximos dias. Não vou entrar em detalhes porque, antes disso, precisa ser analisado pelos parceiros do Mercosul. Mas posso adiantar que nossa resposta terá um forte enfoque no conceito de desenvolvimento sustentável", acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.