Brasil está entre 15 novos membros eleitos para Conselho de Direitos Humanos
País inicia sexto mandato no órgão após receber 144 votos favoráveis
Foto: ONU/Loey Felipe
O Brasil está entre 15 novos membros eleitos para Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). O país inicia o sexto mandato no órgão após receber 144 votos favoráveis. A eleição dos novos membros para o mandato de 2024 a 2026 aconteceu na última terça-feira (10).
Na América Latina, o Brasil foi um dos países eleitos, juntamente com República Dominicana e Cuba. Na região, concorria ainda o Peru, que não foi selecionado.
Nesta eleição, além da América Latina, a única região onde havia mais candidatos do que vagas era a Europa Ocidental, onde Albânia, Bulgária e Rússia disputaram duas vagas. A Rússia teve apenas 83 votos, ficando atrás dos demais concorrentes.
O Brasil já exerceu cinco mandatos no Conselho de Direitos Humanos, desde que o órgão foi criado em 2006. Nesta eleição, o país obteve 144 votos favoráveis.
O documento de compromissos voluntários da candidatura brasileira indica a intenção de atuar “nas três dimensões do tempo: passado, presente e futuro, que estão entremeadas e são indissociáveis.”
Em relação ao passado, o Brasil cita “lutas por memória, verdade e justiça, relacionadas não apenas a violações ocorridas durante o regime militar, mas também ao triste capítulo da escravidão e de suas consequências.”