Brasil fica de fora de ranking entre as 200 melhores localidades do mundo
Pesquisa comparou indicadores das mil maiores localidades em população, 29 eram brasileiras
Foto: Diogo Moreira/Governo de São Paulo/Divulgação
Um levantamento elaborado pela consultoria Oxford Economics listou as melhores mil localidades do planeta, mas nenhuma cidade brasileira aparece entre as 200 primeiras. O local do Brasil mais bem colocado é São Paulo, e aparece apenas no 294º lugar.
A pesquisa, divulgada nesta semana, analisou 27 indicadores dessas mil cidades, que representavam no ano passado 30% da população mundial e 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta. Os indicadores são divididos em cinco categorias: economia, qualidade de vida, governança, ambiente e capital humano.
São Paulo tem seu melhor ranking em capital humano (na 102ª posição), categoria que envolve dados como nível educacional, perfil etário e universidades. A pior posição da cidade (604º lugar) está em qualidade de vida, que inclui, por exemplo, expectativa de vida, gasto com habitação e igualdade de renda.
Já na categoria de qualidade de vida, a cidade brasileira mais bem colocada é Florianópolis, no 423º lugar. Na outra ponta, aparece Maceió, na 785ª posição, como a pior.
A capital alagoana é também a cidade brasileira pior colocada no ranking geral, na 794ª posição. Ela aparece, por exemplo, no 948º lugar para economia, item que inclui fatores como crescimento do PIB per capita, diversidade econômica e estabilidade econômica.
Outros dois municípios brasileiros se destacam na categoria ambiente. Fortaleza aparece em segundo lugar, atrás de Suva, em Fiji, e Natal está na quarta posição, superada também por San Juan, em Porto Rico.
No ranking geral, porém, a capital cearense é apenas a nona brasileira e a 496ª no mundo, enquanto a do Rio Grande do Norte fica em 14º no Brasil e na 543ª posição global.
Na comparação com outras cidades latino-americanas, São Paulo aparece em quinto lugar, atrás de Santiago (119 ª posição), Cidade do México (250ª), Buenos Aires (275ª) e Lima (283ª).
Ao todo, 29 localidades brasileiras aparecem na lista. Depois de São Paulo, as mais bem colocadas são Brasília (309º lugar), Rio de Janeiro (356º), Campinas (384º) e Florianópolis (395º).
Na outra ponta, além de Maceió, estão Teresina (728ª posição), Cuiabá (635ª), Grande São Luís (633ª) e Salvador (622ª).
A liderança do ranking geral é de Nova York, seguida por Londres e pela também americana San Jose. Mais três cidades americanas aparecem entre as dez melhores: Seattle (sexta), Los Angeles (sétima) e San Francisco (oitava). Tóquio está em quarto lugar, e Paris, em quinto. Fecham as lista Melbourne em nono lugar e Zurique em décimo.
Já no fim do ranking estão Sultanpur, na Índia, Sokoto, na Nigéria, e Hardoi, também na Índia