Brasil firma acordo sobre promoção dos direitos políticos na Venezuela; eleições estão previstas para 2024
Os acordos visam promover as eleições a Venezuela e trazer o país de volta a "normalidade"
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula assinou Acordos para Promoção dos Direitos Políticos e Garantias Eleitorais e para Garantia dos Interesses Vitais da Nação entre o governo e a oposição da Venezuela, nesta terça-feira (17),em Barbados.
O anúncio ocorreu em cerimônia que contou com a participação do Brasil e de representantes de outros países, como Estados Unidos, México, Países Baixos, Rússia e Colômbia.
Celso Amorim, membro da assessoria especial do Presidente da República, representou o presidente e assinou os acordos, que definem parâmetros para a realização das eleições presidenciais previstas para o segundo semestre de 2024, incluindo o convite a missões internacionais de observação eleitoral, atualização dos registros eleitorais, liberdade de imprensa, compromisso com o reconhecimento público dos resultados.
Em julho deste ano, Lula participou de reunião entre as forças políticas venezuelanas, organizada à margem da Cúpula CELAC-União Europeia. Seundo o governo brasileiro, o presidente o "recebe o anúncio como passo importante no retorno da Venezuela à normalidade".